domingo, 18 de julho de 2010

Os poderes terapeuticos da Água

Vaporização
Indicação: constipações, tosse, sinusite, rinite alérgica, rouquidão.

Procedimento: A maneira mais simples de aplicá-la é usando vaporizador eléctrico, ligando-o e colocando essências indicadas de acordo com o manual de instruções. Geralmente, usa-se essência de camomila ou eucalipto. O paciente deve sentar-se em frente ao vaporizador, que ficará sobre um banquinho da mesma altura do seu assento, e debruçar-se sobre ele, respirando o vapor durante 15 minutos, pelo nariz e pela boca.
Cubra-o com um lençol de algodão, para formar como que uma tenda para o vapor, o que torna o tratamento mais eficaz. Em seguida, faça-lhe uma ablução fria na cabeça, no rosto e no pescoço e leve-o a repousar, por pelo menos 30 minutos.
Na falta de um vaporizador, você pode improvisar, colocando sobre o banquinho um fogão eléctrico com uma panela com chá de camomila ou eucalipto preparado previamente, na cozinha. O procedimento é o mesmo.

Jato de vapor
Indicação: Dores de ouvido, labirintite, nódulos endurecidos e dores localizadas, como bursite ou ciática.

Procedimento: Faça ferver em uma panela de pressão 1 litro de chá de camomila ou eucalipto previamente coado.
Mantenha-o fervendo sobre um fogão eléctrico. Faça o paciente assentar-se ao lado da panela. Retire da panela de pressão a válvula de segurança e coloque sobre o orifício um pedaço de mangueira de borracha de aproximadamente 40 cm de comprimento (pode ser mangueira de jardim).
Dirija o jacto de vapor para a região a ser tratada, aproximando-o o mais possível dela, tomando cuidado para não queimar a pele. A duração do tratamento é de 15 minutos. Em seguida, faça uma ablução fria da região tratada e, se for o ouvido, coloque uma pequena rolha de algodão para evitar contipação.
Este tratamento leva ao local doente não somente os benefícios do calor, mas também o das ervas medicinais. No caso do ouvido penetra tão profundamente nele que é capaz de resolver casos de otite média ou de labirintite crônica, especialmente se o completarmos pingando algumas gotas de suco de cebola morno no ouvido, antes de por o algodão.

Gargarejos
Indicação: Amigdalites, ou logo ao primeiro sinal de resfriado, aplique este tratamento que as crianças acham divertido e fácil.

Procedimento: Prepare meio copo de água quente, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de ½ limão e 1 colher (café) rasa de sal.
Ensine as crianças a fazer 3 a 4 gargarejos prolongados com esta mistura, repetindo-os de hora em hora no primeiro dia, de 2 em 2 horas no segundo dia, e provavelmente nenhum no terceiro, porque não será mais necessário.
Caso a garganta esteja tão irritada que o vinagre provoque dor, mude para gargarejos com chá de camomila ou malva.

Sem comentários:

Enviar um comentário