domingo, 18 de julho de 2010

Dicas caseiras para controlar o Stress

Actualmente stress, ansiedade e tensão parecem características comuns em nossas vidas. Assistimos à rápida transformação de nossos valores, novas habilidades são exigidas a todo momento em nosso trabalho e também as expectativas e objectivos de nossa sociedade mudam num piscar de olhos.

Nada mais parece ter um fundamento sólido: as relações familiares, o trabalho, a economia nacional ou a política internacional. É uma época de caos e crise, de grande stress e, também, de grandes oportunidades.

Precisamos aprender a lidar com o stress em vez de nos tornarmos seus escravos. Aprender a lidar verdadeiramente com o stress envolve encontrarmos nosso Centro, nossa paz interior.

Alguns chamam “Deus” a este Centro, mas também podemos denominá-lo como a nossa essência.

É a experiência de nossa totalidade enquanto seres humanos. Quando ao contrário, a pessoa estressada sente-se dividida, alienada de si mesmo, separada das outras pessoas, da Natureza, do Universo.

Outras técnicas de relaxamento e meditação:


Preparação:
1. Não medite logo após as refeições.
2. Escolha um ambiente tranqüilo.
3. Pouca iluminação
4. Sente-se de maneira confortável, braços e pernas soltos, ou deite-se com o corpo bem relaxado.

Respiração Consciente


Tecnica de Respiração:
Sente-se confortavelmente e inspire profundamente o ar pelo nariz. Ao expirar o ar pela boca, faça-o de tal forma que possa ouvir um som “Ah, ah,...”
Focalize sua atenção na respiração:
Como o ar entra pelas narinas, o percurso até os pulmões, como seu tórax se dilata, etc.
A mente permanece tranqüila e concentrada numa luz branca e brilhante.
Faça o exercício no mínimo durante dez minutos.

Meditação da Chama Violeta

Tecnica de Visualização:
Deitado ou sentado de forma confortável e relaxada, imagine uma luz violeta que entra através de seus pés e percorre cada uma das partes do seu corpo. Conforme esta luz percorre seu corpo, ela vai desfazendo cada um das tensões. Imagine essa luz saindo de seu corpo e levando junto todas as tensões. Agora, imagine uma chuva de luz dourada, bem acima de sua cabeça. Essa luz dourada penetra em seu corpo, atingindo cada uma de suas células e dotando você de uma nova energia.

Observação:
O importante ao praticar estas técnicas é fazê-lo como um presente para si mesmo: aquele momento onde você vai estar inteiramente com você, com seu corpo e com a mente livre de preocupações. É importante criar momentos onde você possa “esvaziar sua mente”, fazer sua higiene mental. Fazemos faxina em nossa casa, lavamos nosso carro mas muitas vezes esquecemos de nos purificar e de renovar nossas energias.

Sem comentários:

Enviar um comentário