domingo, 18 de Julho de 2010

Dica caseira para a Diarreia

Um pouco de argila em pó e a diarréia cessa
Auxílio contra a cólera na América Latina

Uma receita original e simples proporcionou ao médico alemão Walther Camerer o prêmio de 5.000 marcos no concurso
"Auxílio para a cólera no Peru"

O Dr. Camerer descreveu a sua experiência na guerra da Rússia como prisioneiro e médico do acampamento em Swerdlowsk (1945/1946). Ele se sentia completamente perdido ao presenciar a crescente mortalidade por cólera. Diariamente morriam de cinco a oito prisioneiros; o hospital de campanha estava superlotado e sem medicamentos. Ele solicitou a um soldado que trabalhava na construção de uma casa que lhe trouxesse um pouco de argila.

A argila foi espalhada sobre um grande tabuleiro como se fosse uma massa de bolo. Foi aquecida a noite inteira sobre um fogo aberto. De manhã, a massa bem seca foi socada até virar pó. Cada doente foi obrigado a tomar, em jejum, uma colher de sopa do pó. Imediatamente a epidemia parou e, a partir desse dia, ninguém mais morreu de cólera. Os doentes em estado grave recebiam adicionalmente um soro glico-fisiológico. A médica que dirigia o acampamento ficou tão impressionada que comunicou o resultado imediatamente à Universidade local.

Segundo o Dr. Camerer, esse efeito foi provavelmente provocado pelo mineral Kaolin e por outros minerais presentes na terra. De acordo com diversos estudos, a argila consegue neutralizar fitotoxinas e bactérias. Ele afirmou: "Argila existe no mundo inteiro e praticamente ao lado de cada choupana. Com a população bem informada, este meio simples e de fácil acesso poderia, eventualmente, ajudar muitas crianças e adultos no caso de doenças diarréicas."

Sem comentários:

Enviar um comentário