domingo, 18 de julho de 2010

Dicas para as Cólicas menstruais

Ao médico Noel Barnard, autor de Food for Life, perguntaram:

P - Tenho terríveis cólicas menstruais e os analgésicos não resolvem. Por favor, me ajude!

R - Surpreendentemente, muitas mulheres conseguem controlar este tipo de dor com simples mudanças na alimentação.
Em cada ciclo menstrual, o nível do estrógeno no organismo sobe e depois baixa, provocando modificações no útero e, muitas vezes, levando a dolorosos sintomas durante o período. É possível suavizar essa montanha russa hormonal e minimizar o desconforto escolhendo alimentos que mantêm o nível do estrógeno mais baixo.

Funciona assim:
A gordura aumenta os níveis de estrógeno. Qualquer tipo de gordura tem esse efeito: gordura de galinha, de peixe, de carne, óleo de oliva, de canola — qualquer tipo. Quanto mais gordura existe no organismo, mais estrógeno seu corpo produz. Se você diminuir a quantidade de gordura que ingere, a quantidade de estrógeno cai drasticamente já no primeiro mês — assim como as cólicas, na maioria dos casos.

Como a alimentação vegetariana tem pouca gordura, pode produzir milagres no controle das cólicas menstruais. Essa alimentação também contém muita fibra, que ajuda o organismo a se livrar do excesso de estrógeno. Produtos de origem animal não contêm fibra alguma e, quando há pouca fibra no trato digestivo, estrógenos descartados acabam retornando à corrente sanguínea, em vez de serem eliminados. É possível impedir essa "reciclagem" de hormônio com fibra de alimentos vegetais, que auxiliam na eliminação do excesso de estrógeno. Evitando produtos de origem animal, mantendo o nível de óleos vegetais ao mínimo e ingerindo bastante alimentos ricos em fibra, você reduz naturalmente os efeitos do estrógeno no útero. Coma bastante cereais integrais, legumes, verduras e frutas e evi te peixe, aves, carne, ovos e lacticínios.

É preciso evitar também molhos de salada gordurosos, batata frita, manteiga, margarina e óleos industrializados. Até mesmo pequenas quantidades desses alimentos ingeridos no decorrer do mês podem provocar sintomas durante o período menstrual.

Experimente esta sugestão cuidadosamente durante apenas um ciclo e veja a diferença. Use o poder dos alimentos para favorecer a saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário