domingo, 18 de julho de 2010

Remedio caseiro para a tosse (cebola)

Picamos uma grande cebola roxa e colocamos em um jarro de vidro. Adicionamos mel suficiente para cobrir a cebola completamente. Adicionamos o sumo de meio limão. Mexemos e deixamos a mistura até ao dia seguinte. De manhã, a mistura estará menos viscosa e, depois de peneirar as cebolas pequenas, aquecemos e tomamos pequenos goles quantidades do suco durante o dia para aliviar a tosse seca irritante.

Dica caseira para a baixar a pressão arterial

Deixar cinco cravos de molho durante 24 horas num copo de água. Depois beber o líquido — obviamente sem os cravos.

Dizem que a pressão arterial não sobe mais.

Dica caseira para a tiróide

Na Rússia, os rabanetes são usados há muito tempo para tratar problemas de tiróide. Os pesquisadores russos notaram que uma substância química presente nos rabanetes ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios da tiróide.

Remedio caseiro para a garganta inflamada

Se alguém estiver com a garganta inflamada, cortamos uma romã ao meio e fervemos em meio litro de água. Deixamos arrefecer. Depois, tratamos da inflamação com gargarejos, três vezes ao dia. A romã também pode ser usada para prevenção. Tiramos a semente e deixamos a casca secar. Guardamos a casca para fazer um chá em época de gripe. Toda a família deverá tomar este chá e ninguém fica com gripe.

Dica caseira para as hemorróidas

No tronco de uma bananeira fazemos um corte e colhemos a seiva que escorre para um frasco amarrado no tronco. Depois, pingamos gotas desta seiva sobre as hemorróidas. Repetindo essa aplicação a dor e as hemorróidas vão desaparecendo.

Remedio caseiro para os Diabetes (Maracujá)

A casca do maracujá é excelente fonte de pectina (fibra solúvel) que dificulta a absorção dos carboidratos.Por isso, o consumo de farinha de maracujá é indicado para o diabético, pois modula a glicemia sanguínea.

Para obter a farinha, lavamos a fruta e retiramos a polpa (as sementes). Colocamos a casca na assadeira e levamos ao forno baixo até secar. Trituramos e peneiramos. Guardamos em vidro esterilizado, seco e tampado.

A farinha é consumida diariamente durante as refeições: meia colher de sobremesa (no suco, na sopa, no arroz e feijão ou no leite do café da manhã). Após quatro dias de uso, repetimos o exame de glicemia e constatamos a redução. O efeito é imediato, porém o consumo precisa ser contínuo.

Remedio caseiro queimaduras (batata)

Colocamos batata inglesa ralada sobre a queimadura de 1º e 2º grau. Espalhamos e deixamos 1/2 cm durante uma noite inteira. Colocamos a camada seguinte sobre a anterior seca. Usamos duas vezes ao dia para queimadura de 1º grau e quatro vezes ao dia para queimaduras de 2º grau.

Remedio caseiro para a tosse

Compressas com batata aliviam a tosse nas crianças. Cozinhamos três batatas, amassamos com a casca e embrulhamos em um pano. Depois colocamos sobre o peito e cobrimos com um pano de lã. Com isso desaparece mesmo uma tosse muito forte!

Remedio caseiro para os diabetes (Cebola)

As cebolas apresentam um forte poder curativo contra a diabete. Em muitas culturas a cebola pertence tradicionalmente aos remédios contra essa doença. O primeiro estudo científico indicando a cebola como remédio para o diabético data do ano 1923. Pesquisas recentes confirmaram o efeito da redução do açúcar no sangue (por exemplo, tomando 25 a 200 ml de sumo fresco por dia). Parece que as cebolas actuam sobre o fígado.

Dica caseira para atenuar dores dos doentes com artrite

Uma pequena quantidade diária de gengibre — que tem propriedades anti-inflamatórias — atenua as dores, diminui o inchaço e aumenta a mobilidade dos doentes com artrite.

Remedio caseiro para combater Herpes labial

A maneira mais simples de combater o herpes labial consiste em partir um dente de alho e passar na feridinha. O alho também é muito útil no tratamento do "pé-de-atleta". Quando aparece uma micose, passamos um dente de alho fresco, esmagado, entre os dedos do pé. Nenhuma lesão resiste a este tratamento.

Dica caseira para as Mãos húmidas

Quem tem as mãos sempre húmidas pode, cada manhã, colocar quatro a cinco gotas de sumo de limão (de preferência de cultura orgânica) em cada palma e friccionar até absorver. O sumo de limão também é um excelente desodorizante nas axilas.

Remedio caseiro para aliviar a dor de cabeça

Coloquem casca de limão sobre a testa e deitem-se para descansar durante meia hora. Logo a seguir começarão a sentir o efeito.

Remedio caseiro para garganta irritada

Cathy Rogers, Seattle, EUA
Este é um remédio antigo que rapidamente alivia a inflamação de garganta. Para o tratamento, você precisa de uma cenoura grande, um lenço de algodão, um pano fino de algodão e um cachecol de lã. Ralamos a cenoura e colocamos no centro do lenço. Dobramos duas pontas opostas do lenço para achatar a cenoura. Colocamos em volta da garganta e prendemos o lenço com um alfinete. Mergulhamos o pano em água gelada, torcemos e amarramos em cima do cataplasma. Cobrimos tudo com o cachecol de lã e prendemos. Deixamos em volta da garganta de 30 a 45 minutos, ou até que o cataplasma fique quente. Repetir o tratamento tantas vezes quanto necessário (pode ser durante a noite inteira).

Um cataplasma frio melhora a irritação e reduz a inflamação e o inchaço. Também estimula a circulação e a drenagem linfática. Já experimentei o tratamento usando só uma compressa fria, mas é bem mais eficiente quando usamos também a cenoura.

Dica caseira para limpar os olhos de forma natural

Enchemos o copinho de plástico para banho ocular com água e quatorze gotas de sumo de limão. Encostamos o copinho no olho e piscamos doze vezes. Jogamos a água fora e preparamos outra solução para o outro olho. Assim, limpamos os olhos de maneira natural permitindo que a luz solar active as glândulas pineal, tiróide e timo. Isto estimula a produção de melatonina e mantém a pessoa ativa e alerta.

Dicas para as Cólicas menstruais

Ao médico Noel Barnard, autor de Food for Life, perguntaram:

P - Tenho terríveis cólicas menstruais e os analgésicos não resolvem. Por favor, me ajude!

R - Surpreendentemente, muitas mulheres conseguem controlar este tipo de dor com simples mudanças na alimentação.
Em cada ciclo menstrual, o nível do estrógeno no organismo sobe e depois baixa, provocando modificações no útero e, muitas vezes, levando a dolorosos sintomas durante o período. É possível suavizar essa montanha russa hormonal e minimizar o desconforto escolhendo alimentos que mantêm o nível do estrógeno mais baixo.

Funciona assim:
A gordura aumenta os níveis de estrógeno. Qualquer tipo de gordura tem esse efeito: gordura de galinha, de peixe, de carne, óleo de oliva, de canola — qualquer tipo. Quanto mais gordura existe no organismo, mais estrógeno seu corpo produz. Se você diminuir a quantidade de gordura que ingere, a quantidade de estrógeno cai drasticamente já no primeiro mês — assim como as cólicas, na maioria dos casos.

Como a alimentação vegetariana tem pouca gordura, pode produzir milagres no controle das cólicas menstruais. Essa alimentação também contém muita fibra, que ajuda o organismo a se livrar do excesso de estrógeno. Produtos de origem animal não contêm fibra alguma e, quando há pouca fibra no trato digestivo, estrógenos descartados acabam retornando à corrente sanguínea, em vez de serem eliminados. É possível impedir essa "reciclagem" de hormônio com fibra de alimentos vegetais, que auxiliam na eliminação do excesso de estrógeno. Evitando produtos de origem animal, mantendo o nível de óleos vegetais ao mínimo e ingerindo bastante alimentos ricos em fibra, você reduz naturalmente os efeitos do estrógeno no útero. Coma bastante cereais integrais, legumes, verduras e frutas e evi te peixe, aves, carne, ovos e lacticínios.

É preciso evitar também molhos de salada gordurosos, batata frita, manteiga, margarina e óleos industrializados. Até mesmo pequenas quantidades desses alimentos ingeridos no decorrer do mês podem provocar sintomas durante o período menstrual.

Experimente esta sugestão cuidadosamente durante apenas um ciclo e veja a diferença. Use o poder dos alimentos para favorecer a saúde!

Dicas caseiras perante uma crise cardíaca

Chega a casa, cansado, e stressado. De repente, sente uma forte dor no peito, que começa a irradiar aos braços e ao queixo. O hospital mais próximo está longe...

Infelizmente esse é um caso frequente. O coração pára de bater normalmente, a pessoa começa a sentir-se fraca e, em uma dezena de segundos, perde a consciência — geralmente antes da chegada do socorro que ela chamou.

É importante saber que ela pode socorrer-se tossindo fortemente várias vezes, respirando profundamente antes de cada tossida. A respiração precisa ser profunda e prolongada, como para expulsar secreções do fundo do peito. É necessário intercalar profundas respirações entre as tossidas e repetir essa sequência sem parar a cada dois segundos — até a chegada do socorro ou até que os batimentos cardíacos voltem ao normal. As respirações profundas levam oxigénio aos pulmões e as tossidas activam a circulação sanguínea massajando o coração e ajudando-o assim a retomar seu ritmo original.

Remedio caseiro para cáries

Um artigo publicado em Caries Research, 1991, indica que podemos prevenir cáries dentárias com própolis. Resina colectada pelas abelhas, a própolis é importante na defesa da colmeia devido à sua função antimicrobiana. No estudo citado, a incidência de cáries caiu consideravelmente com o uso da própolis, sem qualquer efeito colateral.

Remedio caseiro feito de Própolis contra infertilidade e herpes genital

Uma pesquisa duplo-cega mostrou que a própolis (resina produzida pelas abelhas) constituí um tratamento eficaz contra a infertilidade associada com endometriose benigna.

Herpes genital, a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo desenvolvido, pode ser difícil de tratar. Existe uma opção eficaz na própolis, que é rica em flavonoídes com propriedades antivirais.

Remedio caseiro para o Colesterol (2)

O uso constante de beringela ajuda a diminuir o colesterol e reduz a acção das gorduras sobre o fígado.

Remedio caseiro para o acne

Ann Landers
Em 1969, comecei a ter um acne muito sério. Fui a três médicos e gastei centenas de dólares em medicamentos que não funcionaram. No verão de 1970, uma indiana tocou no meu rosto e disse que eu podia resolver o problema com gema de ovo: "Você deve colocar gema crua no rosto, deixar secar durante 10 minutos e lavar. Faça isso todos os dias, durante um mês, que as marcas desaparecem. Repita duas vezes por mês durante três meses e, novamente, se o problema recomeçar."

Desde então, já falei para várias amigas sobre a cura da gema e o sucesso tem sido fenomenal.

Uma dermatologista de New York explica: "Durante muitos anos, aplicações tópicas de vitamina A foram prescritas por médicos como tratamento para a acne. Como a gema do ovo é óptima fonte de vitamina A, não é de surpreender que a gema crua melhore as lesões da acne. Algumas vezes, há uma base científica simples para o sucesso de remédios caseiros."

Remedio caseiro para queimadoras nas mãos com água a ferver

No momento da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afectada debaixo de água fria corrente, até que o calor diminua e pare de queimar as diversas camadas da pele. Depois, passamos clara de ovo, levemente batida, para que seja mais fácil de aplicar.

Vejam o depoimento a seguir:

"Manuseando a chaleira ao aquecer a água, uma moça queimou grande parte da mão. Colocou a mão sob a torneira durante algum tempo para tirar o calor inicial, porque a dor era violenta. Depois abriu dois ovos, separou as claras e bateu um pouco. Colocou as claras sobre a queimadura, deixando secar até formar uma película de colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão. À tarde, não sentiu mais dor alguma e, no dia seguinte, havia apenas uma marca vermelha arroxeada. Achou que ficaria com uma cicatriz horrível. Para sua surpresa, após 10 dias, não havia nenhuma marca do acontecido, nada.... Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara que, na verdade, é uma placenta cheia de vitaminas".

Dica caseira para eliminar verrugas

Giz branco, usado na escola. Passem o giz tantas vezes quanto possível e livrar-se-ão para sempre das verrugas, sem injecção, sem bisturi ou cauterização!

Com uma simples linha de giz também podem evitar que as formigas entrem em vossa casa — elas não gostam de atravessar a linha e vão dirigir-se a outro lugar.

Dica caseira para a Diarreia

Um pouco de argila em pó e a diarréia cessa
Auxílio contra a cólera na América Latina

Uma receita original e simples proporcionou ao médico alemão Walther Camerer o prêmio de 5.000 marcos no concurso
"Auxílio para a cólera no Peru"

O Dr. Camerer descreveu a sua experiência na guerra da Rússia como prisioneiro e médico do acampamento em Swerdlowsk (1945/1946). Ele se sentia completamente perdido ao presenciar a crescente mortalidade por cólera. Diariamente morriam de cinco a oito prisioneiros; o hospital de campanha estava superlotado e sem medicamentos. Ele solicitou a um soldado que trabalhava na construção de uma casa que lhe trouxesse um pouco de argila.

A argila foi espalhada sobre um grande tabuleiro como se fosse uma massa de bolo. Foi aquecida a noite inteira sobre um fogo aberto. De manhã, a massa bem seca foi socada até virar pó. Cada doente foi obrigado a tomar, em jejum, uma colher de sopa do pó. Imediatamente a epidemia parou e, a partir desse dia, ninguém mais morreu de cólera. Os doentes em estado grave recebiam adicionalmente um soro glico-fisiológico. A médica que dirigia o acampamento ficou tão impressionada que comunicou o resultado imediatamente à Universidade local.

Segundo o Dr. Camerer, esse efeito foi provavelmente provocado pelo mineral Kaolin e por outros minerais presentes na terra. De acordo com diversos estudos, a argila consegue neutralizar fitotoxinas e bactérias. Ele afirmou: "Argila existe no mundo inteiro e praticamente ao lado de cada choupana. Com a população bem informada, este meio simples e de fácil acesso poderia, eventualmente, ajudar muitas crianças e adultos no caso de doenças diarréicas."

Remedio caseiroa para a anemia

Misturamos um copo de vinho tinto com um ovo cru e uma colher de sopa de mel e bebemos — bem devagar — cada noite antes de dormir. Assim, enfrentamos a anemia e obtemos mais força.

Dica caseira para Próstata

Este é efectivo para a hipertrofia e inflamação da próstata, e também para inflamação da vesícula urinária: cozinhar em fogo lento, 20 min., 150g de sementes de abóboras(inteiras, sem descascar) em 1 litro de água. Deixar esfriar e colocar numa garrafa ou recipiente de boca larga. Não é necessário coar, pois as sementes permanecerão no fundo, e poderão ser jogadas fora em seguida. Tomar um pequeno copo desta água três vezes ao dia ou quando as dores se apresentarem. Agitar bem antes de tomar.

As sementes de abóbora faz parte de muitos remédios para problemas na próstata, por isso, se você já passou dos 40 anos e se levanta uma ou mais vezes para urinar durante a noite, coma diariamente um punhado de sementes de abóbora, os resultados são muito bons. -Leite de coco é outro item recomendado(muito nutritivo), que ajuda a reverter essa deficiência.

Semente de abóbora é excelente para a próstata, pois contém zinco e outras vitaminas que nosso amiguinho precisa. Ferva-as com agua e deixe descansar por meia hora. Tome um copo de manhã e um a noite. Pegue tudo(inclusive as sementes) e coloque numa jarra de VIDRO e leve à geladeira para ser melhor conservado.

Dicas Caseiras para o cérebro

"O melhor anti-depressivo natural que conheço é o Hipericão ou Hypericum (também conhecido como "erva de S. João"). É muito comum, nas ervanárias e comercializado em todas as formas: extracto (gotas), comprimidos, cápsulas, planta para infusão... Até lhe chamam o "Prozac" natural.
Tem uma desvantagem: induz foto-sensibilidade (sensibilidade à luz solar), pelo que não deve ser usado antes de exposição ao sol...
A aveia também é boa para tratamentos anti-depressivos. Encontra-se, nas ervanárias, em extractos (gotas), ou em misturas incluindo o hipericão ou não...
No domínio das plantas medicinais há várias que se podem usar e também existem muitas fórmulas eficientes.
Entre as plantas podemos citar: passiflora (folha de maracujá silvestre), aveia, hipericum, crataegus (pilriteiro), cidreira, camomila, flor de laranjeira...
Eu prefiro as misturas...
Também se costuma aconselhar, como calmante, a valeriana, que até é vendida em comprimidos, nas farmácias (Valdespert), mas isso é "outro departamento":
Na verdade a dosagem dos tratamentos com valeriana é crucial. Em tratamentos prolongados, com dosagens acima de 170 mg diárias, a valeriana deixa de ser eficiente, ao fim de poucos meses, e até contribui para reverter o processo, agravando-o (dizem). Além disso, em cerca de 10% das pessoas, provoca efeito contrário (costuma usar-se para dormir); isto é: provoca insónias, como é o meu caso.
Muitas pessoas se queixam de que induz pesadelos...
No entanto, é o melhor tratamento que conheço para contracção espontânea (involuntárias) dos músculos, espasmos, (tiques).
Também há quem use a tília, como calmante; mas como eu não gosto do sabor da tília...

Estou a citar, também, calmantes mas estes problemas (depressões) não se resolvem só com calmantes.
Nestas situações, os melhores resultados, com tratamentos naturais e não só, obtêm-se tomando um estimulante de manhã: guaraná, ginseng, alecrim, etc. (juntamente com o calmante, ou não), se a tensão arterial permitir, (em misturas com germen de trigo, de preferência); e um calmante, ou um ansiolítico, ou mesmo um anti-depressivo, ao fim da tarde (nas ervanárias existem estes três tipos de produtos).
Se as dosagens forem as adequadas, é remédio infalível, não apenas para desmame, mas mesmo para tratamento de estados depressivos...
O problema é que, habitualmente, neste tipo de situações, cada um tem de aprender a seleccionar e dosear o seu tratamento...

Conheci umas gotas, feitas na Alemanha, semelhantes a homeopatia mas com dinamizações baixas (D2, D3, D5...), comercializadas com a designação de "hypericum", consistindo numa mistura de extractos de várias plantas (6 ou 7) de cujas todas as pessoas louvavam os efeitos. Mas não creio que sejam fáceis de encontrar no mercado...

P.S.: esqueci-me de referir, como tendo efeito sedativo, a alface. Até se lhe atribui a sonolência após as refeições.

Combata as frieiras com o Alho

Alho contra frieira persistente

Principalmente quando o tempo está húmido e quente as frieiras provocam uma coceira desagradável. Esfregando diversas vezes os locais com um dente de alho fresco partido ao meio a "teimosa" frieira desaparece.

Dica caseira para a dor de ouvido

Compressa de cebola para dor de ouvido
Facilmente esquecemos essa ajuda simples quando a dor de ouvido é forte e precisamos agir depressa. O vapor da cebola melhora a circulação, aumenta a defesa e mata os germes.

Para a compressa, picamos uma ou duas cebolas, aquecemos com um pouco de água e colocamos dentro de uma meia de algodão. Deixamos durante duas a três horas sobre o ouvido que está doendo. Logo as dores diminuem e a infecção melhora. Caso necessário, precisamos repetir a compressa. Desta forma é possível evitar muitos antibióticos.

Compressas de cebolas deveriam ser aplicadas o mais cedo possível, quando começa a dor de ouvido. Quando a inflamação já está muito avançada o edema pronunciado exige outras medidas.

Dicas para fazer Máscaras capilares

Cabelo Seco
Aqueça em banho-maria, um pouco azeite e óleo de amêndoas. Aplique sobre o cabelo seco e massage muito bem. Envolva os cabelos numa toalha e sente-se na banheira durante quinze minutos, (o vapor ajudará o óleo a penetrar nos cabelos). Lave com champô, massaje, enxague e aplique um amaciador hidratante.

Cabelo Oleoso

Junte a meio litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e três ovos batidos. Aplique sobre o cabelo e massaje muito bem. Deixe actuar vinte minutos e lave com champô.

Cabelo Baço

Bata uma gema de ovo, junte-lhe um boião de iogurte e misture bem. Lave o cabelo com champô e em seguida aplique a mistura com um pente. Deixe actuar quinze minutos e enxague bem com água tépida.

Cabelo Estragado

Massaje o couro cabeludo com óleo de coco aquecido. Envolva a cabeça numa toalha aquecida e trinta minutos depois, lave o cabelo com um champô suave.

Pontas Espigadas

Aplique maionese no cabelo lavado e seco, deixando actuar uma hora.

Caspa

Deite uma mão cheia de rosmaninho para um recipiente e cubra com água. Deixe ferver por dez minutes e depois espere que arrefeça. Em seguida, deite o chá para um jarro onde já estão algumas gotas de óleo de gérmen de trigo. Massaje o cabelo com este preparado, depois de uma lavagem com um champô muito suave. Por sim, passe por água tépida.

Dicas para fazer Máscaras caseiras

PELE SECA

Máscara de abacate

Esmague o abacate e junte duas gotas de sumo de limão. Aplique no rosto e pescoço, deixando actuar durante dez minutos. Remova com água tépida e limpe a sua pele com água de rosas.

Máscara de banana

Esmague uma banana, junte umas gotas de natas e uma colher de mel. Esta máscara é ideal para a pele que seca demasiado no Inverno.

Máscara de ovo

Bata uma clara de ovo e junte uma colher de chá de mel. Aplique com um pincel e deixe actuar cerca de cinco minutes. Retire com água morna.


Máscara de pêssego e natas

Reduza um pêssego a puré e junte-lhe uma colher de natas. Deixe actuar durante alguns minutos e remova com água tépida.


PROBLEMAS ESPECÍFICOS


Manchas

Mergulhe um cotonete em hamamélis e aplique directamente sobre a área afectada. Ao deitar, mergulhe um pouco de algodão em loção de calamina e passe sobre as manchas.

Borbulhas

Para secar as borbulhas mais persistentes, cubra-as com um pouco de pasta dentífrica e deixe actuar durante toda a noite.

Olheiras e papos

Aplique duas rodelas de pepino sobre os olhos durante dez minutos. Limpe com água de rosas.

Pele sem brilho
Mergulhe uma flanela em água gelada e coloque-a sobre o rosto durante alguns minutos. A sua pele voltará a apresentar um tom rosado e brilhante.

Dicas caseiras para controlar o Stress

Actualmente stress, ansiedade e tensão parecem características comuns em nossas vidas. Assistimos à rápida transformação de nossos valores, novas habilidades são exigidas a todo momento em nosso trabalho e também as expectativas e objectivos de nossa sociedade mudam num piscar de olhos.

Nada mais parece ter um fundamento sólido: as relações familiares, o trabalho, a economia nacional ou a política internacional. É uma época de caos e crise, de grande stress e, também, de grandes oportunidades.

Precisamos aprender a lidar com o stress em vez de nos tornarmos seus escravos. Aprender a lidar verdadeiramente com o stress envolve encontrarmos nosso Centro, nossa paz interior.

Alguns chamam “Deus” a este Centro, mas também podemos denominá-lo como a nossa essência.

É a experiência de nossa totalidade enquanto seres humanos. Quando ao contrário, a pessoa estressada sente-se dividida, alienada de si mesmo, separada das outras pessoas, da Natureza, do Universo.

Outras técnicas de relaxamento e meditação:


Preparação:
1. Não medite logo após as refeições.
2. Escolha um ambiente tranqüilo.
3. Pouca iluminação
4. Sente-se de maneira confortável, braços e pernas soltos, ou deite-se com o corpo bem relaxado.

Respiração Consciente


Tecnica de Respiração:
Sente-se confortavelmente e inspire profundamente o ar pelo nariz. Ao expirar o ar pela boca, faça-o de tal forma que possa ouvir um som “Ah, ah,...”
Focalize sua atenção na respiração:
Como o ar entra pelas narinas, o percurso até os pulmões, como seu tórax se dilata, etc.
A mente permanece tranqüila e concentrada numa luz branca e brilhante.
Faça o exercício no mínimo durante dez minutos.

Meditação da Chama Violeta

Tecnica de Visualização:
Deitado ou sentado de forma confortável e relaxada, imagine uma luz violeta que entra através de seus pés e percorre cada uma das partes do seu corpo. Conforme esta luz percorre seu corpo, ela vai desfazendo cada um das tensões. Imagine essa luz saindo de seu corpo e levando junto todas as tensões. Agora, imagine uma chuva de luz dourada, bem acima de sua cabeça. Essa luz dourada penetra em seu corpo, atingindo cada uma de suas células e dotando você de uma nova energia.

Observação:
O importante ao praticar estas técnicas é fazê-lo como um presente para si mesmo: aquele momento onde você vai estar inteiramente com você, com seu corpo e com a mente livre de preocupações. É importante criar momentos onde você possa “esvaziar sua mente”, fazer sua higiene mental. Fazemos faxina em nossa casa, lavamos nosso carro mas muitas vezes esquecemos de nos purificar e de renovar nossas energias.

Os poderes terapeuticos da Água

Vaporização
Indicação: constipações, tosse, sinusite, rinite alérgica, rouquidão.

Procedimento: A maneira mais simples de aplicá-la é usando vaporizador eléctrico, ligando-o e colocando essências indicadas de acordo com o manual de instruções. Geralmente, usa-se essência de camomila ou eucalipto. O paciente deve sentar-se em frente ao vaporizador, que ficará sobre um banquinho da mesma altura do seu assento, e debruçar-se sobre ele, respirando o vapor durante 15 minutos, pelo nariz e pela boca.
Cubra-o com um lençol de algodão, para formar como que uma tenda para o vapor, o que torna o tratamento mais eficaz. Em seguida, faça-lhe uma ablução fria na cabeça, no rosto e no pescoço e leve-o a repousar, por pelo menos 30 minutos.
Na falta de um vaporizador, você pode improvisar, colocando sobre o banquinho um fogão eléctrico com uma panela com chá de camomila ou eucalipto preparado previamente, na cozinha. O procedimento é o mesmo.

Jato de vapor
Indicação: Dores de ouvido, labirintite, nódulos endurecidos e dores localizadas, como bursite ou ciática.

Procedimento: Faça ferver em uma panela de pressão 1 litro de chá de camomila ou eucalipto previamente coado.
Mantenha-o fervendo sobre um fogão eléctrico. Faça o paciente assentar-se ao lado da panela. Retire da panela de pressão a válvula de segurança e coloque sobre o orifício um pedaço de mangueira de borracha de aproximadamente 40 cm de comprimento (pode ser mangueira de jardim).
Dirija o jacto de vapor para a região a ser tratada, aproximando-o o mais possível dela, tomando cuidado para não queimar a pele. A duração do tratamento é de 15 minutos. Em seguida, faça uma ablução fria da região tratada e, se for o ouvido, coloque uma pequena rolha de algodão para evitar contipação.
Este tratamento leva ao local doente não somente os benefícios do calor, mas também o das ervas medicinais. No caso do ouvido penetra tão profundamente nele que é capaz de resolver casos de otite média ou de labirintite crônica, especialmente se o completarmos pingando algumas gotas de suco de cebola morno no ouvido, antes de por o algodão.

Gargarejos
Indicação: Amigdalites, ou logo ao primeiro sinal de resfriado, aplique este tratamento que as crianças acham divertido e fácil.

Procedimento: Prepare meio copo de água quente, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de ½ limão e 1 colher (café) rasa de sal.
Ensine as crianças a fazer 3 a 4 gargarejos prolongados com esta mistura, repetindo-os de hora em hora no primeiro dia, de 2 em 2 horas no segundo dia, e provavelmente nenhum no terceiro, porque não será mais necessário.
Caso a garganta esteja tão irritada que o vinagre provoque dor, mude para gargarejos com chá de camomila ou malva.

O poderes da romã

Se alguém estiver com a garganta inflamada, cortamos uma romã ao meio e fervemos em meio litro de água. Deixamos arrefecer. Depois, tratamos da inflamação com gargarejos, três vezes ao dia. A romã também pode ser usada para prevenção. Tiramos a semente e deixamos a casca secar. Guardamos a casca para fazer um chá em época de gripe. Toda a família vai tomando este chá e ninguém fica com gripe.

Protejer a pele com Polpa de Tomate

Polpa de tomate protege a pele 
A ingestão de polpa de tomate concentrada pode ajudar a prevenir as queimaduras do sol na pele e o seu envelhecimento prematuro, concluiu um estudo realizado por investigadores britânicos.
A pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, concluiu que a ingestão diária de cinco colheres de sopa de polpa de tomate é suficiente para aumentar a capacidade da pele de se proteger contra os raios ultravioletas maléficos.
A exposição a estas radiações pode levar ao envelhecimento precoce ou mesmo provocar cancro da pele.
Os autores do estudo - apresentado segunda-feira na Sociedade Britânica para Investigações Dermatológicas em Oxford - pediram a um grupo de dez voluntários que ingerissem o equivalente a cinco colheres de sopa de tomate e dez gramas de azeite durante doze semanas.
Outros 10 participantes ingeriram apenas azeite durante o mesmo período.
Ao expor os dois grupos de voluntários a radiações ultravioletas, no princípio e fim da experiência, os cientistas britânicos descobriram que o primeiro grupo tinha 33 por cento menos probabilidades de queimar-se durante a segunda exposição solar.
Segundo os cálculos dos cientistas, o efeito da pasta de tomate concentrada era equivalente ao factor de protecção 1,3 de um creme protector solar.
Por detrás do alegado benefício está, segundo os investigadores, o antioxidante licopene, uma substância encontrada no tomate e que já foi ligada à redução no risco de cancro da próstata por outros estudos.
Para os cientistas, a substância - que confere a cor verde aos tomates e tem uma capacidade de neutralizar as moléculas nocivas que se produzem na pele - pode tornar-se um dos "maiores aliados conhecidos para promover protecção contra os efeitos dos raios solares".
Porém, os cientistas sublinharam que os tomates devem ser apenas vistos como uma "ajuda adicional" e não como uma alternativa ou substituto do protector solar.
Lesley Rhodes, estomatologias da Universidade de Manchester, lembrou que os tomates "não subsituem os protectores, apenas reforçam o seu efeito".

Dica caseira para baixar a febre

A febre é um mecanismo de defesa do corpo, que revela a existência de uma infecção ou alguma doença. Veja alguns conselhos para controlar a temperatura.

Passos

1-Tome pelo menos dois litros de líquido por dia. Evite as bebidas com cafeína (café, chá, mate, refrigerantes tipo cola).

2-Prepare comidas leves e cortadas em pedaços pequenos. Reduza o consumo de frutas.

3-Tome banhos de água morna na banheira, esfriando-a aos pouco.

4-Coloque panos molhados com água gelada nas axilas e na virilha.

5-Fique apenas com roupa íntima em um ambiente de temperatura agradável sob um ventilador em potência mínima.

6-Vista-se com roupas secas, leves e soltas.

7-Só tome antitérmicos por indicação médica. Antes cheque se você é alérgico a algum deles, como a aspirina ou a dipirona.

8-Descanse bem. Procure não fazer actividades que exijam esforço físico. Não vá trabalhar até ter passado um dia sem febre.

Importante

Se você sentir ânsia de vómito ou dor de cabeça mesmo depois que a temperatura baixar, procure um médico.

tomar chá ajuda a preservar a memória

O consumo frequente de chá ajuda a saúde mental dos idosos, preserva a memória e reduz os riscos de declínio da capacidade cognitiva, sugere um estudo realizado na Universidade de Cingapura.

A pesquisa observou 2,5 mil idosos com idade acima dos 55 anos durante dois anos para avaliar as mudanças na capacidade cognitiva dos participantes como a atenção, memória e habilidade visuo-espacial.

O estudo considerou a quantidade de chá verde e preto que os participantes ingeriam e a frequência.

Segundo os resultados, publicados na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, 35% dos participantes que não bebiam chá demonstraram uma queda média de dois pontos no número de pontos atingido nos testes de memória, o que indica declínio cognitivo.

No entanto, cerca de 65% dos participantes que bebiam pelo menos duas xícaras de chá diariamente mantiveram os mesmos resultados nos testes cognitivos dois anos depois do início da pesquisa.

Os cientistas sugerem que a descoberta pode auxiliar na redução no risco de demência entre os idosos, já que o declínio cognitivo pode progredir para o mal de Alzheimer.

"O potencial efeito do consumo de chá contra o declínio cognitivo em idade avançada tem uma importância grande, já que a população está envelhecendo rapidamente e há grande incidência de demência vascular e de Alzheimer", diz o estudo.

Substâncias

O estudo ressalta que o efeito preventivo do chá não está relacionado a apenas uma substância, mas "ao efeito sinérgico de vários de seus componentes químicos".

Entre as substâncias que poderiam influenciar a capacidade cognitiva, os pesquisadores destacam o polifenol - uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares - e a teanina, um aminoácido conhecido pelo seu efeito relaxante.

De acordo com a pesquisa, apesar de a cafeína também estar presente nas folhas dos chás preto e verde, os cientistas não observaram nenhuma relação entre o consumo de café e uma melhora no desempenho cognitivo.

Por isso, o estudo afirma que é "menos provável" que a cafeína presente no chá tenha algum efeito na prevenção da perda de memória observada no estudo.

O poder da Massagem com Pedras Quentes

Foram uma das grandes novidades a surgir com a proliferação do conceito de SPA na Europa. A terapia das pedras quentes - disposição e fricção de pedras vulcânicas no corpo - é um conceito moderno, mas existem referências do seu uso já nas antigas civilizações egípcia, chinesa e entre alguns povos ameríndios. As manobras utilizadas actualmente neste tipo de tratamento derivam da massagem sueca e do shiatsu e têm em conta os princípios da termo-terapia e conhecimentos de Geologia.


Não são umas pedras quaisquer. São pedras de basalto, lisas e macias, produto do processo de arrefecimento de lava que trazem uma herança energética de milhões de anos. Têm tamanhos e formatos variáveis em função do local onde são aplicadas, de maneira a que o encaixe no corpo seja o melhor possível. Dispõem-se alternadamente pedras quentes e frias ao longo da zona dorsal, bem como nas mãos e nos pés (pontos energéticos vitais) para reequilibrar os chakras.


Em complemento com a utilização das pedras, os terapeutas costumam estimular pontos críticos de acumulação de tensão. Esta é uma terapia demorada. As sessões duram, normalmente, cerca de uma hora e meia. O objectivo é atingir o relaxamento total em vigília - o estado Alfa.
O calor emanado das pedras alcança as terminações nervosas superficiais e descontrai os músculos sem que seja necessário exercer a pressão típica da massagem tradicional.


Depois da fase sedativa que sucede à sessão de massagem, os clientes sentem-se reenergizados. As melhoras mais frequentemente referidas dizem respeito à circulação sanguínea, ao tónus muscular, aos processos digestivos e respiratórios, à mobilidade das articulações, ao fortalecimento do sistema imunitário, à capacidade de concentração e ao alívio de dores nas costas. Há também quem verifique a libertação de emoções reprimidas e o alcance da serenidade espiritual.


A massagem com pedras quentes está especialmente indicada em caso de: dores musculares e menstruais, obstipação, stress, má circulação, gordura localizada, celulite, cansaço, angústia, depressão e obesidade.
Atenção: não deve recorrer a esta terapia se está grávida, sofre de asma aguda, cistite ou alguma espécie de infecção.

Dica caseira para Adormecer

Se já está cansada de contar carneirinhos, acorda ao meio da noite, não consegue voltar a dormir e de manhã está sempre sonolenta e cansada, fique atenta a essas dicas.

Reserve pelo menos 7 horas para dormir.

Deite-se somente quando estiver com sono. Se não conseguir dormir, levante-se e vá espairecer. Folheie uma revista, escolha um bom filme... Mas fora do quarto! Não adianta nada ficar a dar voltas na cama.

Elimine as sonecas durante o dia. Se for inevitável, não ultrapasse os 45 minutos.

O quarto é lugar de dormir. Não assista TV nem leve livros para a cama. Elimine os vestígios de luz. A melatonina (hormona que induz o sono), só é liberada na escuridão. Além disso, evite camisolas e roupas de cama em cores berrantes como vermelho e laranja. Prefira os tons de azul a violeta.

Esconda o rádio despertador. Ficar a olhar para as horas pode atrapalhar o seu sono.

Aposte num travesseiro recheado com ervas (melissa, camomila e erva-cidreira são óptimos calmantes). Invista num bom colchão.

Tente manter horários constantes para dormir e principalmente para acordar, mesmo nos finais de semana.

Evite refeições pesadas antes de dormir e procure não ingerir bebidas alcoólicas e fumar no mínimo 6 horas antes de ir para a cama. Café, chá (preto ou mate), chocolate, guaraná, nicotina e medicamentos com cafeína também podem atrapalhar o seu sono.

Procure apanhar sol todos os dias (e, claro, proteja-se com filtro solar). Meia hora logo depois de acordar é suficiente. A luz ajuda a despertar porque inibe a produção de melatonina.

Faça exercícios físicos, de preferência ao ar livre, logo cedo. Se tem dificuldades para dormir, se se exercitar à noite pode agravar o problema.

Alongue-se duas vezes por dia, uma delas antes de deitar.

Tome um banho morno (pode ser chuveiro ou banheira) 2 horas antes de dormir. Aposte nos sabonetes e champôs aromaterápicos. Óleo essencial de lavanda, por exemplo, é óptimo para relaxar.

Faça um lanchinho com carboidratos 1 hora e meia antes de ir para a cama. Um copo de leite morno com chocolate ou mel e uma bolacha de água e sal são óptimas opções. Vale também substituir a bebida por um copo de sumo de maracujá, uma xícara de chá de erva-cidreira ou camomila.

Mantenha os pés bem aquecidos e tenha um bom sono.

Dica caseira acabar com a tensão na região do pescoço

Esta é uma das regiões mais tensas para a maioria das pessoas.

Pela tensão do trabalho e mesmo do dia-a-dia, além de todos os vícios posturas que temos, é muito comum contrairmos a musculatura dos ombros e pescoço, acumulando tensões e causando dores.

Para aliviar estas tensões é muito importante fazer exercícios direccionados a esta musculatura. Os alongamentos são eficientes para prevenir dores e até problemas mais sérios eliminando a tensão gerada.

Outro cuidado que devemos ter é o de manter uma boa postura durante o dia e nas actividades corriqueiras, evitando os vícios posturas que também podem causar problemas principalmente a nossa coluna. Uma boa massagem uma vez por semana ou a cada quinze dias também é excelente para relaxar o corpo e a mente.

Sugerimos abaixo, alguns exercícios que poderão aliviar o stress muscular e trazer bem estar. Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, quando se sentir necessidade, mas o ideal seria fazê-los à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar.

Puxe o pescoço para um dos lados alongando-o. Troque o lado.

Vire a cabeça na diagonal e puxe-a para baixo olhando o seu pé. Troque o lado.

Com as duas mãos atrás da cabeça, puxe a mesma para baixo alongando a parte posterior do pescoço.

Leve a cabeça para trás, alongando a parte anterior do pescoço, sem forçar a cervical.

Mantenha o corpo recto e olhe para trás virando a cabeça para um dos lados. Troque o lado.

Com uma bolinha de ténis ou similar, faça movimentos circulares na região do pescoço e ombros, massajando a musculatura. Faça cada exercício por 30 segundos.

Feche os olhos e gire a cabeça para um dos lados depois para o outro, devagar e sem forçar o pescoço.

Deite no chão com a perna flexionada e mantendo a coluna reta. Puxe a cabeça para trás, mantendo o queixo para baixo e alongando a parte de trás da cabeça ou a região cervical. Afaste as pernas, tentando manter toda a coluna no chão.
Permaneça nesta posição por 3 a 5 minutos.

Chá de camomila ajuda diabéticos

Pesquisa foi conduzida por ingleses e japoneses.

Efeitos positivos foram observados em ratos.

Os diabéticos que escolhem um chá de camomila como bebida podem estar prevenindo complicações. Segundo pesquisadores japoneses e ingleses o chá previne lesões oculares, renais e nervosas.

O chá de camomila é comum nos cinco continentes e conhecido por suas propriedades calmantes. Mais recentemente se tornaram conhecidas aplicações do chá no campo das doenças. Entre as possíveis indicações terapêuticas estão inflamações, feridas operatórias, gota e úlceras.


O chá de camomila é preparado com as flores secas de uma planta chamada Matricaria chamomilla, e os cientistas afirmam essa é uma fonte rica em antioxidantes.

Na pesquisa realizada no Japão e Inglaterra os especialistas estudaram a ação do extrato seco das flores sobre ratos diabéticos. Os roedores que receberam a camomila apresentaram uma diminuição da glicose após 21 dias de tratamento.

Os pesquisadores identificaram a inibição de duas enzimas envolvidas na lesão dos chamados órgãos-alvo do diabetes. Os cientistas esperam poder traduzir as descobertas em um novo medicamento à base de camomila para auxiliar o tratamento do diabetes.

sábado, 17 de julho de 2010

Maça um excelente Antioxidante natural

Estudos recentes, realizados na Finlândia, onde mais de 10.000 pessoas foram acompanhadas durante 28 anos, sugere que o consumo da maçã pode ser um factor protector de doenças cardiovasculares.

Uma análise adicional da nutrição do idoso de Veranópolis, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul, onde a população consome vários produtos derivados da maçã, destacando-se o chá de maçã feito a partir da maçã seca, comprovou cientificamente que as pessoas apresentavam expectativa de vida superior à média do Brasil.

De origem desconhecida, tem povoado o imaginário popular como símbolo do pecado original, já que Eva tentou Adão com uma maçã, condenando a humanidade a viver fora do paraíso. Responsável pela guerra de Tróia e pelo encantamento de Branca de Neve, até que um príncipe a tirasse do sono eterno, a maçã conta actualmente com mais de mil variedades derivadas simultaneamente de espécies da Ásia Central e Ocidental, e de misturas com macieiras europeias.

A maçã é um dos frutos mais apreciados do mundo: além de 85% de água, contém 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectÍna, tanino, vitaminas B1, B2, PP,C, E e pro vitamina A.

O seu agradável aroma é devido a uma essência existente na sua casca.

Refrescante pelo seu abundante suco, ligeiramente ácido, estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica.

É um excelente alimento complementar que favorece especialmente a assimilação do cálcio.

A maçã, por suas reconhecidas propriedades antioxidantes, tem numerosas utilizações. Sua polpa cozida é calmante e seu suco fresco retarda o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme. Comida com sua casca proporciona a ingestão de fibras e sacia a fome.

Coma maçãs com casca, crua ou cozida, com canela e açúcar mascavo; tome duas a três xícaras de chá de maçã por dia. A maçã se constitui - a qualquer hora e em qualquer lugar - em uma saborosa sobremesa, lanche ou ceia.

Curar queimaduras com o Mel

O mel de abelhas pode reduzir o tempo de cicatrização em pacientes que tenham sofrido queimaduras leves ou moderadas. Uma revisão sistemática feita por um grupo de pesquisadores concluiu que o mel pode ser útil como uma alternativa aos curativos tradicionais usados no tratamento de queimaduras.

"Nós estamos tratando esses resultados com cuidado, mas parece que o mel pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização em algumas queimaduras," afirma o coordenador da pesquisa, Dr. Andrew Jull, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Uso do mel em ferimentos

O mel tem sido utilizado para tratar ferimentos desde a antiguidade. O mecanismo de sua ação não é claro. Embora o mel possa ajudar o corpo a remover o tecido morto e oferecer um ambiente favorável para o crescimento de tecido novo, o interesse medicinal atual no mel se concentra largamente em seus efeitos antibacterianos.

Redução no tempo de cicatrização

A revisão reúne dados de 19 avaliações clínicas envolvendo 2554 pacientes com uma grande variedade de ferimentos. O mel foi mais eficaz na redução do tempo de cicatrização comparado com a gaze e outros curativos que são freqüentemente usados para tratar queimaduras moderadas.

Entretanto, os pesquisadores foram incapazes de demonstrar benefícios claros para a cicatrização de arranhões, lacerações, cortes cirúrgicos e úlceras.

Efeitos do mel

Os pesquisadores não recomendam o uso de mel para tratar outros tipos de ferimentos. "Os serviços de saúde devem investir em tratamentos que se mostraram eficazes," diz o Dr. Jull. "Mas nós continuaremos monitorando novas pesquisas para tentar estabelecer o efeito do mel."

Retardar o envelhecimento com folhas de alecrim

Saboroso e rejuvenescedor

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP analisa a capacidade antioxidante das folhas do alecrim, revelando o quanto seria possível inibir os radicais livres.

"O alecrim é bastante apreciado por seu aroma e sabor, tendo como constituintes os seguintes compostos fenólicos: ácido carnósico, carnosol, ácido rosmarínico, ácido caféico e éster do ácido hidroxicinâmico", explica a nutricionista Ana Mara de Oliveira e Silva, que defendeu sua tese de mestrado com uma pesquisa na área.

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo até 1.500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária (segundo definição da Wikipédia, enciclopédia livre na Internet). Consta na enciclopédia que, "devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa "orvalho do mar."

Ratos diabéticos

Na pesquisa, foi avaliada a capacidade antioxidante in vitro de extratos e frações de ácidos fenólicos obtidos das folhas de alecrim e o efeito do extrato aquoso sobre ratos diabéticos. "Constatamos que tanto os extratos como as frações apresentaram altos teores de compostos fenólicos totais e expressiva atividade antioxidante in vitro nos três métodos utilizados."

Mediante ensaio in vivo, os ratos diabéticos apresentavam valor de glicemia em torno de 350 miligramas por decilitro (mg/dl), com características típicas da doença: poliúria (aumento de diurese), polifagia (excessivo consumo de alimento), polidipsia (sede excessiva) e perda de peso.

Dentre os quatro grupos de ratos diabéticos, três foram tratados com extrato aquoso de alecrim administrado por 30 dias em concentrações diferentes. "O extrato aquoso de alecrim aumentou a atividade das enzimas antioxidantes (catalase e glutationa peroxidase) no fígado, e da superóxido dismutase no cérebro de ratos diabéticos, diminuindo também o percentual de hemoglobina glicada", afirma Ana Mara, explicando que, dessa forma, atenua-se o estresse oxidativo normalmente presente na doença.

Capacidade antioxidante do alecrim

Amostras de sangue e tecidos foram coletadas após dois meses de experimento para a avaliação da capacidade antioxidante do extrato aquoso de alecrim. "A mesma dose (concentração intermediária de compostos fenólicos), quando administrada por 60 dias, além dos benefícios sobre a glicação de proteínas (hemoglobina glicada) e enzimas antioxidantes, também reduziu a concentração de lipídios circulantes, creatinina, bem como, manteve os valores normais das enzimas de função hepática."

O extrato aquoso de alecrim apresentou capacidade antioxidante in vitro significativa e quando administrado na concentração de 50 miligramas por quilo (mg/Kg) pode ter papel importante sobre o estresse oxidativo presente no diabetes experimental. "Esse dado indica que houve uma melhora significativa do perfil lipídico e antioxidante nos grupos de animais diabéticos que receberam o extrato aquoso dessa especiaria, sobretudo, na concentração de 50 mg/kg", explica Ana Mara.

Estudo de ervas e especiarias

A dissertação de mestrado de Ana Mara foi orientada pelo professor Jorge Mancini Filho, director da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Mancini coordena há duas décadas um grupo de pesquisas que tem se dedicado ao estudo das mais variadas ervas e especiarias - canela, mostarda, orégano, sálvia e erva-doce -, que são fontes de antioxidantes naturais.

Essa capacidade antioxidante está relacionada aos compostos fenólicos que apresentam papel importante nos processos de inibição de risco das doenças cardiovasculares e podem actuar sobre o stres oxidativo, relacionado com diversas patologias como o diabetes, o câncer e processos inflamatórios.

Remedio caseiro para enxaqueca

Um medicamento caseiro muito bom para tratar a enxaqueca é a laranja. Tome diáriamente 1 copo (250ml) de suco de laranja, morno com 10 gotas de própolis.

O chá de sementes de girassol também é um remédio caseiro excelente, por isso utilize 40g de sementes torradas e trituradas em um litro de água fervendo. O óleo dessa semente possui propriedades calmante e protectora para o sistema nervoso.

A enxaqueca é uma dor e cabeça crónica, que se manifesta em geral com regularidade, e pode vir acompanhada de náuseas, mal estar geral, perturbações digestivas, zumbido nos ouvidos podendo inclusive provocar depressão.

As causas da enxaqueca podem ser alergias, amigdalite, gripe, alterações hormonais, erros alimentares, uso de bebidas alcoólicas, distúrbios menstruais ou mesmo o stress, mas em geral é muito difícil detectar a causa.

Remedio caseiro para pêlos indesejados

Tome duas xícaras de chá de hortelã-pimenta por dia durante cinco dias, é um excelente remédio caseiro para reduzir o crescimento de pêlos indesejáveis nas mulheres.

Embora ainda sob estudos para comprovar sua cientificidade os testes clínicos iniciais mostraram reduções significativas nos níveis de testosterona livre no sangue, o que ajuda principalmente nas mulheres a combater o excesso de pêlos corporais e faciais.

Segundo os pesquisadores, mulheres com muitos pêlos, condição conhecida como hirsutismo, podem experimentar uma solução mais natural para o problema em alternativa ou como auxiliar aos tratamentos típicos que incluem contraceptivos orais ou o uso de remédios para bloquear a resposta corporal à produção de homônios masculinos.

Remedio caseiro para pedra na vesícula

Um óptimo remédio caseiro para eliminar as pedras na vesícula é o tratamento com óleo de rícino e água mineral sem gás.
Durante um dia inteiro tome apenas água mineral sem gás , 100 ml a cada hora. Isso vai permitir que a vesícula relaxe reduzindo assim a infamação e a sensação dolorosa. À noite tome 25 ml de óleo de ríccino, que facilmente se encontra em lojas que comercializam produtos naturais.
Antes de deitar-se, tome uma xícara de chá de folhas de alface.
No dia seguinte inicie a alimentação normal porém sem a presença e alimentos gordurosos, como queijos, leites, ovos, etc, Aguarde a reacção do organismo em repouso sempre que for possível.
Adoptar uma alimentação natural composta de saladas cruas e frutas frescas é sempre uma excelente atitude para prevenir futuras crises.
Os cálculos biliares podem provocar infecção no fígado e icterícia

Remedio Medicamento caseiro para pedras nos rins

Para eliminar as pedras nos rins um excelente remédio caseiro é a água de coco ou mesmo a melancia.

Os cálculos renais deverão ser eliminados juntamente com a urina durante este tratamento, por isso siga correctamente instruções que seguem.

Tome 250ml de água de coco ou suco de melancia cada 3 horas durante um dia .No dia seguinte tome uma colher de azeite de oliva a cada 3 horas, durante todo o dia e no fim deste segundo dia faça um chá com características digestivas. Misture então boldo, camomila e alecrim, e tome 150 ml deste chá.

As pedras deverão ser eliminadas juntamente com a urina durante este tratamento.

O chá de carqueja é um excelente diurético, por isso faça o chá na proporção de 20g de pó para 1 litro de água e tome durante todo o dia. Todos os dias.

Remedio caseiro para cãimbra

Faça um chá de folhas de de alfazema na proporção de 20g para cada litro, e tome durante o dia pelo menos 3 xícaras, nos períodos em que a cãibra é mais frequente.
A cãimbra é uma contracção dolorosa do tecido muscular que pode ter entre outras causas a anemia.
Atinge principalmente os membros (batata da perna, dedos do pé, antebraço), mas pode ocorrer em alguns órgãos internos.

Remedio caseiro para úlcera

Faça um suco puro de batata, irá aliviar e proteger â mucosa gástrica, ajudando a passar o incomodo a tratar a úlcera.

Escolha três batatas médias e descasque-as, a seguir forre um prato com um pano seco e limpo. Rale as batatas num ralador de cozinha comum e exprema com o pano a polpa da batata para dentro de um copo.

Este suco concentrado deve ser tomado diariamente, 3 xícaras ao longo do dia, ou sempre que a sensação dolorosa no estômago aparecer.

A úlcera é uma condição patológica, onde as paredes do estômago e duodeno ficam inflamadas pela ação dos sucos digestivos sobre as mucosas.

A doença desenvolve- se lentamente até atingir a fase aguda, quando a ferida pode perfurar a parede do estômago ou duodeno, obrigando o recurso à intervenção cirúrgica.

Pessoas que ingerem café, bebidas alcoólicas e gorduras com regularidade, assim como os fumantes, tem maior risco de desenvolver a doença. Assim como factores como stress e a ansiedade aumentam a incidência de formação da úlcera.

Remedio caseiro para azia

Um medicamento caseiro simples mas muito eficiente é nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.

Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.

Remedio caseiro para dor ciática

As folhas do eucalipto quentes são um bom remédio caseiro para amenizar a dor ciática, para isso, cozinhe folhas frescas de eucalipto (ao vapor de preferência) e assim que amolecerem utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde tem início a dor). Esse cataplasma também pode ser feito com alfazema ou artemísia. Repita o mesmo processo durante as crises dolorosas diariamente com duração de no mínimo 20 minutos.

A dor ciática geralmente surge de forma repentina e geralmente desaparece espontâneamente. Manifesta-se na região lombar, ou na parte posterior de uma ou de ambas as pernas, descendo em direcção à batata da perna (panturrilha).

A causa pode ser alguma inflamação na coluna vertebral (hérnia), nos quadris ou na pelve e é comum aparecer nas mulheres durante a gravidez. A obesidade, o sedentarismo e a má postura também favorecem o surgimento da dor ciática.

Remedio caseiro para depressões

Um excelente medicamento caseiro para depressão e estados de ansiedade é o hipericão, por isso faça um chá na proporção de 20g da planta para um litro de água e beba durante o dia.

Para se fazer a infusão são usadas as plantas secas, inteiras ou fragmentadas colhidas durante a floração.

O hipericão, Hypericum perforatum L., também conhecido como erva de São João, possui propriedades que atuam como restaurador para o sistema nervoso , agindo como anti-depressivo em transtornos psicoactivos, mau humor de carácter depressivo, ansiedade e/ou agitação nervosa.

O hipericão tem sido considerado como medicamento de primeira-linha no tratamento da depressão leve a
moderada. Seu uso está particularmente indicado, quando os medicamentos antidepressivos clássicos são mal tolerados e também no tratamento de sintomas psíquicos da menopausa.

O extracto e hipericão pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, mas é aconselhado que a sua toma seja feita sob indicação e aconselhamento médico.

Remedio caseiro para o colesterol

Cozinhe 2 alcachofras (flores e folhas) em 1250ml de água, quando a água levantar fervura aguarde aproximadamente 7 minutos e desligue o fogo. Tome o caldo desta cozedura durante todo dia. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.

A alcachofra é uma planta considerada protectora do fígado e possui um grande poder no combate do colesterol.

O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Ele não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos. Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL (o mau colesterol) e o HDL (o bom colesterol). Em pequenas quantidades, o colesterol é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Evitar ingerir alimentos de origem animal e também alimentos gordurosos como frituras é uma atitude inteligente de quem tem o colesterol em níveis aumentados, mas usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais, auxiliam o organismo a eliminar excesso de gordura do sangue resultando em saúde.

Remedio caseiro para a diarreia

A diarreia é caracterizada por evacuações frequentes, mais de três, e com consistência líquida.

Para interromper a diarreia faça um chá com as folhas da goiabeira (40g para 1 litro de água) e acrescente 1 colher de sopa de caroço e abacate torrado.

Uma receita mais fácil é tomar três copos de água de arroz, no decorrer do dia. Deixe o arroz de molho em água por 10 minutos e depois beba esta água esbranquiçada.

As diarreias muito prolongadas ou muito frequentes colocam o indivíduo em risco de desidratação, por isso é muito importante a reposição de líquidos bebendo água em abundância. O soro caseiro é uma óptima e barata forma de repor o equilíbrio hídrico.

Para preparar o soro basta acrescentar duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal em um litro de água. Essa receita deve ser tomada toda no decorrer de cada dia, até a diarreia cessar.

É importante procurar ajuda médica se a diarréia não cesar em no máximo três dias. Cuidados intensificados devem ser tomados no caso de crianças e idosos.


Um outro medicamento altamente eficaz no tratamento da diarreia é o chá de pontas de silvas.

Remedio caseiro para dor de estômago

O chá de alface é um bom calmante para a mucosa do estômago e remédio caseiro muito eficiente para aliviar a dor. Misture 80g de alface com os talos em 1 litro de água fervendo. Este chá deve ser ingerido 4 vezes por dia.

Outra receita muito boa para ajudar a diminuir a intensidade de dor de estômago e tratar a irritação gástrica é tomar o caldo do cozimento da batata. Para preparar o caldo coloque 5 batatas médias em 1 litro de água, e deixe ferver até as batatas amolecerem. Este caldo deve ser tomado morno e no mínimo 4 vezes ao dia.

A dor de estômago, é forte e constante e se localiza na parte superior do região do estômago. A dor pode ser causada pela alimentação inadequada, pela ingestão de bebidas alcoólicas ou gasosas ou devido à hipersensibilidade a medicamentos em uso.

A gastrite, é outra causa de dor de estômago, é a inflamação do revestimento interno do estômago, podendo ser derivada de uma infecção bacteriana ou de origem nervosa por exemplo, entre outras causas, por isso se a dor for muito constante e intensa, fazer o diagnóstico clínico através de uma endoscopia é a melhor forma de tratar o problema e eliminar a dor.

Remedio caseiro para as aftas

Mastigar folhas novas de abacateiro é um excelente remédio caseiro. Se não tiver por perto um abacateiro, uma solução mais fácil é fazer bochecho com chá de salva duas vezes por dia. Colocar mel cristalizado sobre a ferida ajuda a cicatrização.

As aftas são formações ulcerosas na mucosa da boca que pode ser consequência de uma alimentação inadequada e aumento da acidez estomacal.

Evite alimentos condimentados, enlatados e de origem animal.

Remedio caseiro para as espinhas

Lave o rosto com chá de bardana, (Asteraceae). Coloque 2 colheres de chá da raiz da planta seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em meio litro de água fria e deixe descansar por 6 horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.

Use a solução após estar coada, lavando o rosto 2 a 3 vezes por dia. ou apenas aplique com algodão o chá sobre a espinha inflamada.

A bardana é uma planta de origem europeia e pode ser conhecida também pelos nomes de orelha de gigante, pega-moço ou erva dos pegamassos.

Remedio caseiro para a hepatite

Faça um sumo com um talo de aipo diluído em 750 ml de água e tome 3 vezes ao dia, durante um período inicial de 15 dias e a seguir avalie os benefícios.

O aipo tem propriedades especiais por ser bastante rico em nutrientes além de ser bastante diurético revelando o seu potencial desintoxicante, auxiliando no tratamento halopático e fortalecendo o fígado doente.

O aipo é uma planta cultivada em todo o mundo. O sabor e o cheiro do aipo são tipicamente intensos, sobretudo devido aos seus óleos essenciais, que em conjunto com os flavonóides, vitaminas e minerais, fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

Adicionar aipo às preparações culinárias é uma forma autêntica de acrescentar sabor a saúde às sopas, refogados,empadas ou mesmo saladas.

Remedio caseiro para as hemorróidas

Fazer um banho de assento com o pó de castanha da índia é uma forma simples mas muito curativa para tratar as hemorróidas, reduzindo o inchaço, inflamação e desconforto associados.

O uso das sementes para fins médicos já é conhecido desde o século XIX e actualmente é fácil de encontrar os preparados de castanha-da-índia prontos a consumir via oral ou mesmo cremes de uso tópico para tratar cãimbras problemas circulatórios, pernas doloridas e inclusive reumatismo.

Em caso de hemorróidas misture 5 colheres de sopa de pó de castanha-da-índia em 2 litros de água fervente, deixe a infusão descansar por dez minutos aproximadamente e assim que a água atingir uma temperatura agradável, coloque numa bacia e utilize como banho de assento. Faça isso por 5 dias seguidos para favorecer a cura.

Para tratar problemas venosos referentes a má circulação, caimbras e pernas cansadas, adicione 5 colheres de sopa de pó da castanha-da-índia em uma garrafa de álcool etílico a 70% . Feche a garrafa e deixe descansando duas semanas numa janela à luz do sol. Coloque a seguir a preparação em uma garrafa escura, limpa e bem tampada e conserve ao abrigo do sol. Para a utilização dilua 5 colheres de sopa em 1 litro de água.

Dica caseira para Curar as Frieiras

Materiais necessários:

-Um limão galego
-Um cartucho de pólvora
-Uma porção de enxofre

Maneira de fazer:

-Esprema o limão em um copo, adicione a pólvora e o enxofre. Misture tudo com uma colher e passe entre os dedos.

Dica para a Dor de Dentes!

Conheça uma técnica natural para aliviar a dor de dentes...

Você precisa de:

Água
Sal
Gelo
Tomateiro
Ácido acetilsalicílico (aspirina)

Passos:



1 Coloque para ferver uma xícara de água com duas colheradas de sal. Molhe um pano nessa fervura e coloque-o sobre o rosto, na temperatura mais quente que você agüentar.
2 Se não adiantar, alterne panos frios e quentes.
3 Se tiver ao seu alcance um tomateiro, ferva algumas folhas e faça bochechos com a água desta infusão o mais quente que você tolerar.
4 Aplique um analgésico em gotas que contenha Dipirona Sódica sobre o dente afetado.

Importante:

• Não tome nenhum tipo de analgésico que não tenha sido receitado por um médico ou dentista.
• Vá o mais rápido possível ao dentista, porque a dor é um alerta de uma possível infecção ou de outro problema dentário sério.

Remédio caseiro para as frieiras

A água do cozimento da batata é um ótimo remédio caseiro para a frieira. Lave a região atingida com o caldo do cozimeto de batata pelo menos duas vezes por dia.

O suco da maçã também pode ser usado. Faça um suco de maçã e passe sobre a pele infeccionada, entre os dedos dos pés ou das mãos.

O inchaço e a vermelhidão bem como a coceira deverão passar.

P.S. - Alguns alimentos como grãos, ovos e carnes em geral são produtores de ácido úrico e deverão ser evitados, pois o excesso de dessa substância no sangue é uma das causas do aparecimento da frieira.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dicas Caseiras para a dor Ciática e Dores de Costas!

Dor Ciática e Dores de Costas podem ocorrer em qualquer idade. Os sintomas podem variar em termos de severidade e podem incluir :
- Dores agudas nas costas, pernas e nadegas.
-Desconforto e dores que se tornam mais intensas ao dobrar, ou com movimentos bruscos como espirrar ou tossir.
- Dores por vezes aliviadas quando se está de pé.
Estas dores são normalmente causadas por problemas crónicos com tendência para acessos repetidos, devendo por isso ser tratados por um profissional qualificado. Mas poderá seguir alguns conselhos práticos de auto-ajuda: Evitar o uso de saltos altos, optar por um colchão que apresente uma superficie de apoio uniforme, sem a formação de covas no centro, utilize uma botija de água quente sobre a zona dorida, não carrege a mala ou outros pesos sempre do mesmo lado.
Como remédio caseiro, pode aplicar uma cataplasma quente feita de folhas de hera, alivia a dor e o desconforto.Pegue em duas mãos cheias de hera, corte-as em tiras finas e misture com o dobro da quantidade de farelo. Adicione 300 ml de água, coloque num tacho, em lume brando, e misture até obter uma pasta. 10mn depois coloque a mistura quente sobre um pano limpo e macio a aplique ainda quente sobre a zona afectada. Outra alternativa para a elaboração de uma cataplasma também calmante é utilizando sementes de fenacho esmagadas e misturadas com leite quente.

Remedio caseiro para remover as sardas

Para remover as sardas de uma forma natural, utilize uma máscara de figo.

Para preparar a máscara, amasse num recipiente um figo e com a ajuda do algodão coloque no rosto deixando actuar durante 20 a 30 minutos.

O procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana. O figo poderá ser substituído por mamão.

As sardas são pequenas manchas de cor castanho-escuro que surgem na pele do rosto, braços e mãos, especialmente em pessoas de pele clara.

Remedio natural para tosse!

-> 7 colheres de mel
-> 7 colheres de sopa de açúcar mascavado
-> Sumo de três limões

-Põe-se tudo num tacho e vai ao lume até ferver, mexendo sempre até ficar um pouco grosso com aspecto de xarope.
Depois de bem fervido retira-se deixa-se arrefecer e coloca-se dentro de um frasco.

-Para adultos uma colher de sopa entre 3 a 5 vezes ao dia

-Para crianças 1 colher de sobremesa 3 a 5 vezes ao dia

14 dicas para perder peso

Vejamos algumas orientações práticas que podem ser tomadas, fazendo parte de algum tipo de programa educativo a ser desenvolvido em empresas, por meio de livretos, palestras, ou fazendo parte de um programa geral.


Dicas gerais

1) deve-se fazer várias pequenas refeições por dia, de modo a não chegar nunca a ter aquela fome de lutador de sumo, capaz de impedir qualquer julgamento sobre o que se está ingerindo;

2) definitivamente a maior refeição do dia deve ser o café da manhã, coisa que seguramente não faz parte do nosso hábito alimentar: “não dá tempo, não consigo, não tenho fome nessa hora”… mas seria muito bom se fizesse;

3) a menor refeição do dia, ao contrário do que a maioria dos gordos faz, deve ser o jantar, no qual o consumo de carboidratos (massas, pães, bolos etc) deve ser muito pequeno. Fazer só um “lanchinho”, no qual pães e doces são predominantes, seguramente não é bom;

4) como regra geral, um adulto que precisa perder peso deve aumentar proporcionalmente o consumo de proteínas (carnes, ovos), grãos, fibras (saladas não engordam!) e diminuir o de gorduras e farinhas;

5) considera-se adequada a perda de 500g por semana, para aqueles que estão acima do peso. Parece pouco? Isso significa 2 quilos por mês, 24 quilos no ano! E no entanto, 500g são, normalmente, menos do que se consome em uma refeição. Isso nos demonstra que não adianta querer perder em um mês o que se ganhou em 10 anos!

Dicas específicas

Devemos conhecer coisas mínimas sobre alimentação e nutrição, como por exemplo:

6) um grama de gordura nos fornece 9 calorias, enquanto um grama dos demais nutrientes nos fornece 4 calorias;

7) a diferença entre pão e torrada é a água que evaporou da torrada. Água não tem calorias, logo, não há diferença entre eles;

8) a diferença de valor calórico entre queijos depende deles serem feitos com leite desnatado, e não do fato de ser amarelo ou branco. O queijo que derrete no micro é gordo!

9) o fato dos alimentos avisarem que não têm colesterol não significa que são dietéticos, só que não têm gordura animal. Se tiverem um monte de gordura vegetal são, seguramente, muito calórico;

10) a maioria dos doces (cremes, mousses etc) são gorduras doces, com todo aquele montão de calorias;

11) tire toda a gordura visível das carnes, antes do cozimento. A gordura do  frango está na pele;

12) grelhado é bom. Empanado ou frito engorda!

13) creme de leite é tão calórico quanto manteiga, margarina e requeijão. Se não puder viver sem eles aprenda a fazer molhos com iogurte desnatado, inclusive para temperar saladas;

14) existe mais de um milhão de dicas para emagrecer. Deixe a preguiça de lado e seja proactivo. Informe-se, procure, utilize periodicamente nossa calculadora IMC, cuide-se, divulgue!

Sal marinho como remédio caseiro

Banhar os pés em água morna com sal (1g. por litro) é uma maravilha para pés inchados e cansados. Também melhora a circulação.

Contra caspa podemos esfregar o couro cabeludo, após a lavagem, regularmente com sal. Enxaguamos após 10 minutos com água morna.

Contra a dor de garganta e tosse diluímos uma colher de chá com sal num copo  de água e gargarejamos duas vezes ao dia.

Se o nariz está entupido, pingamos esta solução com a pepita no nariz — o que podemos fazer até para o bebé.

Dicas para as cólicas renais

Quando se tem uma cólica renal, existem formas de atenuar a dor sem ter de recorrer ao hospital ou centro de saúde.
Logo no inicio da cólica, devemos nos meter numa banheira cheia de agua com a temperatura o mais alta possível, sem nos queimar, claro.
Manter a agua sempre o mais elevada possível.
Tal vai fazer a dilatação do corpo e mais especificamente do ureter onde está a pedra encravada.
Com essa dilatação a pedra com muito mais facilidade pode descer e seguir o trajecto de saída.
Alem disso utilizar um buscopan, voltaren ou algimate, mas apenas tomar um destes medicamentos que se tenha em casa disponível.
Para além disso deve estar sempre alguém próximo do paciente, visto que com a temperatura elevada da agua a tensão desce, e pode desmaiar.
Depois do banho não pode, nunca, apanhar frio ou correntes de ar, e deve-se manter sempre quente
No entanto as vantagens são bem maiores que as desvantagens, já que se soubermos fazer o acima mencionado com cuidado evitamos as doses astronómicas dos medicamentos acima mencionados que são administrados pelos hospitais para retirar as dores, sendo que pelo sistema hospitalar é certo que iremos ter outra cólica quando a pedra se deslocar outra vez...
E este método resulta sem intervenção hospitalar em mais de 80% dos casos.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dicas Caseiras Para Branquear os Dentes

A primeira impressão é a que fica. O sorriso sem dúvida é nosso cartão de visita e dentes amarelados – seja por motivos genéticos, pelo cigarro ou café - rompem com toda e qualquer tentativa de passar uma imagem positiva.

Existem actualmente diversos tratamentos odontológicos para branqueamento dos dentes, mas também podemos optar por alguma receita caseira para branquear nosso sorriso e diminuir o problema.

Uma das dicas para melhorar o aspecto dos dentes é lava-los uma vez por semana com uma mistura feita de água e uma colher de bicarbonato. Fazer bochechos com água tíbia com limão e escovar os dentes três vezes por semana também dão excelentes resultados.

A casca de laranja também é óptima; esfregue com sua parte branca interna. Esfregar folhas de salva frescas nos dentes também nos dá um resultado imediato. Secar as folhas de salva no forno e transformá-las em pó que poderá ser um óptimo creme dental.

Outras dicas para ter os dentes mais brancos: evite o açúcar, elimine da dieta alimentos muito ácidos e consuma muitos cereais, frutas e verduras.

Dicas para aliviar as dores das queimaduras de sol

Dicas para amenizar a dor
Você não conseguiu ficar longe do sol, não é? As dicas a seguir devem aliviar o desconforto e ajudar sua pele a se curar.

Aplique compressas de água gelada. Molhe um pano com água gelada e aplique diretamente nas áreas queimadas (não aplique gelo ou bolsas de gelo) por vários minutos, molhando o pano repetidamente para mantêm-lo gelado. Aplique a compressa diversas vezes para aliviar o desconforto.

Você pode adicionar um produto suavizante, como bicarbonato de sódio ou aveia à compressa de água. Apenas misture um pouco de bicarbonato na água antes de molhar o pano ou embrulhe aveia seca numa gaze de algodão e passe na água. Depois jogue a aveia fora e molhe o pano na água que restou.


Não volte para o sol
A pele queimada é muito mais vulnerável a outras queimaduras, então fique fora do sol por alguns dias para evitar mais danos à sua pele. Saiba que, quando você estiver fora de casa durante o dia, mesmo na sombra, você está exposto à luz ultravioleta. Os raios ultravioleta podem penetrar pelas roupas. Pelo menos 50% dos raios nocivos do sol penetram pela roupa. Então, se você já está queimado de sol, ficar em casa é a melhor opção.

Além de ficar longe do sol, é importante ficar num lugar frio. Uma queimadura faz com que os vasos sanguíneos da pele se dilatem e irradiem calor para a sua pele. Você ficará mais confortável se baixar a temperatura do quarto e o mantiver frio.


Tome um banho
Entrar em uma banheira de água fria é uma ótima maneira de refrescar a queimadura e melhorar as dores, especialmente se a queimadura é grande e numa região difícil de alcançar (como suas costas). Evite usar sabonete, pois pode irritar e ressecar sua pele. Se sentir que precisa usar o sabonete, use um suave e enxague bem. Não use pano, esponja e bucha.

Se você se sentir tentado a ficar na banheira por horas, tome uma chuveirada fria. Ironicamente, encharcar-se por muito tempo pode agravar o ressecamento da pele, o que pode aumentar a coceira e o descascamento.

Acrescente aveia
Adicionar um pouco de aveia ou bicarbonato de sódio na água do banho pode ajudar a suavizar a pele ainda mais do que aplicar as compressas ou apenas encharcar-se só de água.
Prepare a aveia para a compressa, segurando a trouxa debaixo da torneira enquanto a banheira enche, ou compre pó de aveia numa farmácia ou numa loja de produtos naturais e siga as instruções. Se for usar bicarbonato de sódio, salpique generosamente na água. Não permaneça mais do que 15 ou 20 minutos no banho, para evitar o ressecamento da pele.


Hidratação
O sol resseca a superfície da pele e faz com que as células e vasos sanguíneos vazem, causando desidratação. Os banhos e as compressas fazem com que você se sinta melhor, mas podem roubar a hidratação da sua pele machucada. Para prevenir o ressecamento, aplique um hidratante imediatamente após o banho. Para um alívio refrescante da dor e do ressecamento, deixe o hidratante na geladeira antes de usar.


Que venha o aloe vera
O suco grosso, com aspecto de gel, da planta aloe vera faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e ajuda a aliviar as dores e limitar a vermelhidão ao ser aplicado sobre uma queimadura recente. As plantas aloe vera estão disponíveis em estufas. Corte uma folha grande e aplique o gel directamente na queimadura. Aplique de cinco a seis vezes por dia durante vários dias.

Tome água
Você pode ficar desidratado se tiver uma queimadura séria. Beba muito líquido, especialmente água, como se estivesse com febre. É possível determinar se você está hidratado no banheiro: se sua urina estiver relativamente clara, você está bem. Se estiver escura, você precisa beber mais água.

Tente usar um anestésico tópico
Anestésicos tópicos podem oferecer alívio temporário para a dor e a coceira. Procure usar produtos que contenham lidocaína. Já que algumas pessoas têm reacções alérgicas a tais produtos, teste uma pequena área da pele antes de aplicar sobre o restante do corpo.

Anestésicos tópicos são vendidos tanto em creme como em spray. O spray é mais fácil de aplicar na queimadura, especialmente se ela for muito grande. Se você usar um, evite aplicar directamente no rosto. Aplique em uma gaze e salpique suavemente no rosto.

Preste atenção nas bolhas
Uma queimadura de sol séria pode criar bolhas na pele. As bolhas de queimadura podem ser sérias ameaças, então se a sua pele está coberta por essas feridas, procure um médico imediatamente. Se você tiver apenas algumas pequenas bolhas, preste atenção para que elas não inflamem. Não as estoure ou retire a camada de pele protectora.

O tempo é o melhor remédio
No final das contas, o que vai mesmo curar suas queimaduras de sol é o tempo. Mesmo se suas queimaduras estiverem curadas, tome cuidado com o sol, porque demorará vários meses para que sua pele retorne ao mesmo nível de sensibilidade. Se você ficar exposto ao Sol enquanto sua pele ainda está se curando, ela irá queimar mais rápido e ficará mais danificada do que antes.

Fonte: viagem.hsw.uol.com.br

Algumas dicas caseiras para doenças

Colesterol
O poder da alcachofra para aumentar a produção de bílis, o fluido age como um detergente no organismo e ajuda na quebra das gorduras durante a digestão, por isso é um aliado no tratamento do colesterol alto – um tipo de gordura produzida no fígado, transportado pelo sangue em excesso aumenta o risco de ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral.
O poder de cura da alcachofra na fabricação da bílis é reconhecido pelo Ministério da Saúde. A berinjela e o feijão são os alimentos declínicos relacionados do chamado mau colesterol (LDL).

O poder da alcachofra para aumentar a produção de bílis, o fluido age como um detergente no organismo e ajuda na quebra das gorduras durante a digestão, por isso é um aliado no tratamento do colesterol alto – um tipo de gordura produzida no fígado, transportado pelo sangue em excesso aumenta o risco de ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral.

O poder de cura da alcachofra na fabricação da bílis é reconhecido pelo Ministério da Saúde. A berinjela e o feijão são os alimentos declínicos relacionados do chamado mau colesterol (LDL).

Enxaqueca

Segundo o Dr. Alexandre Feldman, autor de enxaqueca, a pimenta é um aliado na luta contra esse mal. A substância química que dá o sabor ardido, tem propriedades medicinais que fazem bem a saúde.

Alecrim alivia espasmos dolorosos e ajuda a reduzir as dores de cabeça. Seu óleo essencial tem o poder digestivo – o que significa que diminui a ação das enxaquecas a origem que tem digestiva.

Entre outros aliados naturais comumente usados no combate dessa doença crônica que afeta 30 milhões de brasileiros – e muitas vezes afeta o seu desempenho – podemos destacar: a cebola, anis e guaraná.

Stres
O maracujá, o mulungu (maracujá da família) e tomilho são considerados de apoio à luta contra o estresse. Se usado sozinho, é claro, o poder de cada diminuiu significativamente. Isto é, deve ser combinada com outras medidas – como atividade física e alimentação saudável – para ajudar na prevenção desta doença que causa insônia, ansiedade, nervosismo, perda da libido e muitos outros sintomas que ameaçam a saúde.

Fadiga mental e física
A ação restauradora da planta de guaraná a erva bênção de Deus, faz com que estes dois fiquem em um lugar de destaque entre as outras opções oferecidas pela natureza na prevenção desse mal – os principais sintomas, dor de cabeça memória fraca, dificuldade de concentração -, sonolência e fadiga, mesmo após o sono, entre outros.

Hipertensão arterial
A qualidade de purificação da sete-sangrias torna um grande aliado na luta contra a hipertensão – uma doença que pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo, como cérebro, coração, rins e olhos.

O poder de ação diurética e calmante da pêra e a ação calmante da pitanga são também opções na luta contra esta doença terrível.

Insônia
Por serem relaxantes, a erva-cidreira (também conhecida como melissa) e a alface atuam em dois “tipos” de insônia: a situacional, que atinge pessoas que passam por dificuldades ocasionais e o distúrbio do sono provocado por doenças psicofisiológicas como depressão.

Nervosismo
A ação calmante da erva-cidreira faz dela a planta medicinal medicinal mais conhecida que existe. Quem em algum momento da vida não teve de se socorrer dela para não explodir e suportar heroicamente uma situação de risco?

Mas verdade seja dita: a erva-cidreira não está sozinha nesta luta. A maçã e a pata-de-vaca são dotadas também de um importante aspecto relaxante.

Obesidade
O alto poder diurético das folhas do abacateiro faz com que elas sejam reconhecidas como auxiliares na perda de peso.

A centella asiática, por acelerar o fluxo sangüíneo e permitir a liberação de gordura, é considerada uma forte aliada na eliminação de gorduras do corpo.

Tabagismo
Seria maravilhoso se houvesse uma planta capaz de acabar com o vício da nicotina, não é mesmo? Com isso não existe, as plantas medicinais são usadas para atenuar a ação avassaladora que o cigarro provoca nas vias respiratórias.

Vale ressaltar, no entanto, que a ação das flores de bananeira e da erva tanchagem (também conhecida como sete-nervos), muito usadas nas inflamações respiratórias, não tem o poder de restituir plenamente a saúde do pulmão maltratando por quem ainda continua fumando.
Receitas Caseiras

Acne, eczema e seborréia:
Bardana – Coloque 2 colheres (sopa) de folhas frescas fatiadas em uma xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e acrescente 1 colher (chá) de mel e 3 gotas de própolis. Deixe ficar morno e aplique no local afetado, em forma de compressas, até duas vezes ao dia.

Anemia, falta de apetite e gastrite:
Losna – Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas e flores picadas em 1 colher (chá) de água fervente. Abafe por 15 minutos e coe. Tome uma xícara (chá), duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Ansiedade, dor de cabeça e nervosismo:
Erva Cidreira – Coloque 1 colher (sobremesa) de ramos e folhas bem picados em um xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe e espere amornar. Tome uma xícara pela manhã e outra à noite.


Colesterol:
Alcachofra – Coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas em um recipiente com 1 xícara (chá) de folhas picadas em um recipiente com 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de duas a três vezes ao dia – antes das principais refeições. Atenção: a alcachofra é diurética.

Berinjela – Ferva 1 fatia da casca crua por 5 minutos em 1 xícara (chá) de água. Tire do fogo e abafe por 15 minutos. Coe e tome uma xícara duas vezes ao dia.

Cólicas menstruais:
Artemísia – Coloque uma colher (sopa) de folhas e flores bem picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Cubra, deixe esfriar e coe. Tome uma xícara ao dia, uma semana antes de início previsto da sua menstruação.

Diarréia:
Abacateiro – Ferva por 10 minutos 2 colheres (sopa) de folhas da abacateiro picadas, 2 colheres de folhas de pitangueira picadas e 2 colheres (sopa) de folhas de goiabeira picadas. Coe e espere esfriar um pouco. Tome um copo após cada evacuação.


Digestão e diarréia:
Macela – Coloque 1 colher (chá) da inflorescência em 1 xícara (chá) e despeje água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara, morna, de manhã, em jejum, e outra 30 minutos antes das refeições.


Dores de estômago e barriga, e insônia:
Camomila – Adicione 1 colher (chá) de flores em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de duas a três vezes ao dia.


Dores de estômago e intestino:
Hortelã – Adicione 1 colher 9sopa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) e acrescente água fercente. Abafe por 10 minutos e acrescente 1 colher (sobremesa) de suco de limão. Tome uma xícara entre as principais refeições diárias.


Enxaqueca:
Pimenta – Coloque em um pilão 2 colheres (sopa) de pimentas secas picadas e com sementes. Amasse bem e espalhe o conteúdo sobre uma gaze. Aplique na nuca, em forma de cataplasma, ao sentir os sintomas.

Alecrim – Adicione 1 colher (sobremesa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara antes ou após as refeições. Atenção: altas doses deste chá podem provocar irritações gastrointestinais. É também estimulante: podendo alterar o seu sono. Ele não deve ser tomado durante a gravidez nem durante a amamentação.

Stress:
Tomilho – Banho estimulante: Adicione 3 colheres (sopa) de folhas e flores a 1 litro de água fervente. Desligue o fogo e coe. Acrescente a mistura à água da banheira. Faça um banho de imersão por, no mínimo, 15 minutos. Não deixe a água atingir o nível do coração (peito).

Alecrim – Banho relaxante: Adicione 3 xícaras (chá) de folhas de alecrim e 1 xícara (chá) de flores de camomila em 1 litro de água fervente. Desligue e deixe em maceração por 15 minutos. Coe e acrescente à água do banho. Tome um banho de imersão por não mais do que 15 minutos no dia.’


Fadiga mental e física:
Guaraná – Adicione 1 colher (chá) de pó em um copo de água filtrada. Acrescente 1 colher (sopa) de mel ou um pedaço de rapadura. Misture bem e tome ainda em jejum.

Bênção-de-deus – Coloque 1 colher (chá) de raízes e 1 colher (chá) de folhas, todas cortadas, em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Tome uma xícara de uma a três vezes ao dia.

Gases, ressaca e má-digestão:
Boldo – Coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 10 minutos. Tome uma xícara (chá) em jejum e outra 30 minutos antes das refeições diárias.


Gastrite e azia:
Erva-Doce – Adicione 1 colher (sobremesa) de fruto-semente em 1 xícara (chá) e acrescente água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara, três vezes ao dia.


Gripe, resfriado, tosse e bronquite:
Erva-de-Santa-Maria – coloque em uma xícara (chá), 1 colher (sobremesa) de folhas e flores picadas e acrescente água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara, adoçado com mel, de uma a duas vezes ao dia.


Manjericão – Coloque 1 colher (sopa) de folhas e flores, bem picadas, em uma xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Adicione 1 colher (sobremesa) de mel. Tome uma xícara (chá), de manhã e outra à noite.


Hipertensão arterial:
Sete-sangrias – Coloque 1 colher (chá) de planta fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de uma a três vezes ao dia. Atenção: seu uso não é indicado para crianças.


Pêra – Descasque uma fruta, fatie e amasse bem. Adicione 1 copo de água e misture. Tome um copo, três vezes ao dia.


Indigestão, problemas hepáticos:
Carqueja – Coloque 1 colher (sopa) de hastes picadas em uma xícara (chá) de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara desse chá, ainda morno, três vezes ao dia – a primeira, de manhã, em jejum, e as demais cerca de meia hora antes das principais refeições.


Infecções bucais (afta e sapinho):
Poejo – Coloque 1 colher (sopa) de folhas e flores bem picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e adicione 1 colher (chá) de bicarbonato. Faça bochechos três vezes ao dia.


Insônia:
Erva-cidreira – Adicione em uma xícara (chá), 1 colher (sopa) de folhas e ramos frescos ou secos, 1 colher (sobremesa) de camomila e 1 pedaço de casca de laranja ou limão. Acrescente água fervente e abafe por 10 minutos antes de coar. Tome uma xícara à noite, meia hora antes de ir para a cama dormir.


Alface – Coloque uma colher (sopa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de duas a três vezes ao dia.


Nervosismo:
Erva-cidreira – Coloque 1 colher (sobremesa) de ramos frescos ou secos, picados, em uma xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome 1 xícara pela manhã e outra à noite.


Obesidade:
Abacateiro – Coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas do abacateiro em 1 xícara (chá) de água em fervura. Dessligue o fogo e coe. Tome uma xícara pela manhã e outra à tarde – antes das 17h. Atenção: devido à sua forte ação diurética, não são recomendadas mais do que duas xícaras diárias – este chá pode acarretar acentuada eliminação de urina e provocar queda de pressão.
Centela (Centella asiatica) – Coloque 1 colher (sopa) de folhas secas e picadas de centella em 1 xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome uma xícara, 1 hora antes das principais refeições.


Prisão de ventre:
Cáscara-Sagrada – Coloque 1 colher (café) de pó em um copo de suco de laranja ou de mamão. Misture bem. Tome pela manhã, em jejum.

Dente-de-leão – Acrescente 1 colher (sopa) de raízes picadas em 1 xícara (chá) de água. Deixe em maceração por 1 noite. De manhã, leve o preparado ao fogo até ferver. Desligue e coe. Tome meia xícara antes do café da manhã e outra meia xícara, também meia hora após o café da manhã.


Reumatismo, contusões e dores musculares:
Calêndula – Amasse em um pilão 2 colheres (sopa) de folhas frescas até adquirir uma consistência pastosa. Espalhe em um pano ou gaze bem limpos. Aplique no local afetado e cubra com um pano. Faça essa aplicação duas vezes ao dia – ou aplique antes de dormir e deixe agir a noite toda.


Sinusite e rinite:
Gengibre – Coloque 1 colher (sopa) de rizoma fatiado em um recipiente com 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo. Cubra a cabeça com um pano e inale o vapor que se desprende da vasilha. Repita essa operação de manhã e à noite, antes de dormir. Atenção: procure não se expor ao sereno durante o período que estiver em tratamento.


Suor excessivo:
Sálvia – Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas e flores. Picadas, em 1 xícara (chá) e com água fervente. Tome 1 xícara duas vezes ao dia.


Suor e mau cheiro nos pés:
Louro – Acrescente 2 colheres (sopa) de folhas picadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos. Coe e coloque em uma bacia, com mais água morna. Banhe os pés por 15 minutos.


Tabagismo:
Banana – Coloque 6 flores da bananeira em 1 xícara (café) de água. Leve ao fogo por 5 minutos. Coe e acrescente 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Volte ao fogo até dissolver o açúcar. Tome 1 colher (sopa) de duas a três vezes ao dia. Por não conter conservante, o consumo dessa mistura deve ser rápido.

Tanchagem (Plantago major) – Ponha 2 colheres (sopa) de folhas bem picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe 10 minutos, espere ficar morno e coe. Faça gargarejos, de duas a três vezes ao dia.


Tosse:
Guaco – Coloque 2 colheres (sopa) de folhas frescas picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e acrescente 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Leve outra vez ao fogo brando, até que o açúcar derreta. Tome uma colher (sopa), de duas a três vezes ao dia – crianças devem tomar a metade da dose.


Úlceras, gastrite crônica:
Espinheira Santa – Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas bem picadas em uma xícara (chá) e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos. Espere ficar morno e coe. Tome uma xícara antes das principais refeições do dia.

Varizes, inchaço nas pernas e pés:
Hamamélis – Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas picadas em uma xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, abafe, deixe descansar por 10 minutos e coe. Tome uma xícara duas a três vezes ao dia.


Fonte: vocesabia